Mais de 70 idosos enfrentaram longas filas na manhã desta segunda-feira (2) na agência dos Correios da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. Eles tentam contestar descontos não autorizados em seus benefícios do
INSS
A agência, uma das 15 habilitadas na capital mineira, passou a oferecer o serviço após uma parceria entre o INSS e os Correios, que busca ampliar o atendimento presencial e agilizar a resolução dos casos.
Entre os que madrugaram na fila está Maria da Glória Serpa, de 69 anos, que saiu de Ribeirão das Neves e chegou ao local às 3h da manhã. Ela tenta recuperar nove parcelas de R$ 35 descontadas sem autorização. “Eu vim pegar o que é meu, né, que eles tomaram. Eu não assinei nada”, afirmou.
Nádila Maria Fernandes também busca esclarecimentos sobre valores retirados de sua aposentadoria. “Fica o sentimento de revolta, né? Mas se bem que eles é que tinham que correr atrás e não a gente. Eles é que tinham que jogar o dinheiro pra gente na conta”, desabafou.
‘Estou usando fralda’
A situação é ainda mais complicada para quem enfrenta problemas de saúde. É o caso de Maria da Penha Pereira, que tem DPOC (pulmonar) e hipertensão. Ela relata as dificuldades físicas para enfrentar horas de espera. “Eu tô usando fralda aqui, eu tenho problema de DPOC e problema de pressão muito alta. Eu sou muito sem ideia, porque eu tenho problema de cabeça e sou abandonada pelos filhos”, contou.
No país, mais de 5 mil agências dos Correios estão autorizadas a prestar atendimento aos segurados do INSS. A medida busca suprir a demanda em locais sem unidades próprias do instituto e oferecer mais opções para que aposentados e pensionistas regularizem suas situações.
Fonte: Itatiaia